domingo, 22 de julho de 2007

Sahara adventure

Após conversarmos muito e concluímos que o verdadeiro motivo da viagem para o Marrocos era o passeio de camelo decidimos correr atrás do melhor preço e melhor passeio.

Com a chegada do Sósia e do Playboy fomos fechar o nosso pacote de 4 dias e 3 noites pela bagatela de 150 dollares, preço muito bom pelo fato de termos café da manha e jantar todos os dias e um dos dias teríamos até almoço. Vale ressaltar que o único motivo de termos escolhido esse pacote é pq queríamos andar mais à camelo e todos nos disseram que 3 dias de camelo seria muito pouco então optamos pelo dia extra.

Na segunda feira as 7 da manha estávamos em frente ao escritório da Sahara expedition ( empresa que contratamos ) o detalhe é que só nessa hora que eu fui descobrir que o passeio no deserto seria no deserto do Sahara aquele super famoso. Por volta de 8hrs demos inicio a aventura.

O nosso carro era uma Pajero sinistra super hi-tech, mas sem ar-condicionado o que veio nos afetar mais para o final de viagem.

Como estava no roteiro, durante a viagem fizemos algumas paradas, às vezes só para o “pipi rápido“ e outras para tirar fotos da paisagens. Era sempre um pouco difícil entender do que se tratava cada lugar, mesmo tendo um motorista que se dizia poliglota (falando 8 línguas sendo uma delas o inglês e o espanhol. Ainda bem que a gente não pagou mais por esse cara pq o espanhol dele conseguia ser pior que o meu e o inglês dele se resumia a falar yes , no e outras coisas que não nos ajudava muito) voltando ... Numa das paradas acabamos em um vilarejo mais ou menos no meio do nada, lá teria sido gravado algumas cenas do filme “Gladiador”. Pelo jeito a mulecada do lugar ganha a vida sendo guia turístico pq não tem nenhuma escola por perto nem por longe, só muito longe mesmo e é só chegar à vila que eles oferecem os serviços de guia e pedem Euro (mulecada esperta demais).

Depois de uma serra interminável e 10 hrs de viagem chegamos ao nosso pit-stop da noite, um albergue nas montanhas e por incrível que pareça o melhor albergue que ficamos até agora. Como o jantar só iria sair um pouco mais tarde Sósia e eu, decidimos dar uma escaladinha básica na montanha atrás do albergue. Acabou que nossa escaladinha ficou alta demais e com a chuva e a escuridão se aproximando acabamos abandonando nosso sonho de chegar ao topo da montanha. Nossa escalada foi cheia de emoção, com pedras soltas, arvores com espinhos, pulos de uma pedra para outra e até mesmo uma escalada negativa sem corda (exagerozinho uhauahauhauh), mas foi na descida que a parada ficou boa mesmo, quando o Sósia me perguntou se meu seguro saúde cobria escalada a minha resposta foi a melhor,”.. qual seguro ?? seu eu tivesse eu acho que até cobriria hauhauhauha ..”

Depois de brincarmos com o perigo só um pouquinho fomos jantar, o rango tava alucinante com sopa, “kuiskuis bárbaro” (comida da típica muito boa, meio que um arroz com cenoura, batata e carne) e pão (mais pra frente essa palavra vai se repetir muito). De barriga cheia ou satisfeitos como preferir, fomos para o quarto descansar para o resto da nossa viagem de carro e o começo da aventura no Sahara.

7 da manha partimos para segunda perna da viagem, algumas horas de carro até nossa primeira parada, uma vila de nômades.Nosso guia da vila era um cara muito gente boa e dessa vez foi possível entender tudo, primeiro passamos pela parte de agricultura que é basicamente de sustento depois passando pelas casas ele nos esclareceu a duvida mais cruel da viagem, o pq das casas serem rosas e na sua grande maioria sem tijolos, apenas com barro e madeira, de acordo com o camarada essa foi a maneira de manter as casas sempre climatizadas (no verão – fresquinho e no inverno – quentinho) e aquelas que são construídas com tijolos os moradores botam barro dentro para climatizar.

Depois tivemos a oportunidade de conhecer a casa de uma família, e ainda tivemos a chance de ver o atelier da família, onde eles produzem os famosos tapetes marroquinos, sendo essa a fonte de renda básica da família. Os tapetes são feitos de lã de ovelha ou/e de camelo e o trabalho é todo manual um trabalho e tanto que de acordo com os moradores demoram em média 5 meses para ficarem prontos. O preço varia um pouco, mas o que nos foram mostrados custam por volta de 50 dollares.

O nômade que nos recebeu explicou um pouco da cultura deles, falando um pouco de como somente os homens tem a possibilidade de estudo e a mulheres são basicamente donas de casa. O interessante também é o fato de que eles ficam alguns meses na cidade e alguns meses na montanha.

Na saída da vila compramos os nossos turbantes que de acordo com os experientes seria extramente necessário para o deserto, Cadi e Playboy optaram pelo estilo camisa ninja e pouparam 8 dollares cada. Ao sair da loja ainda fui abordado pelo dono da casa que queria de qualquer forma o meu olho grego, tentei explicar que se tratava de um presente da minha mãe para minha proteção e mesmo com tamanho apelo emocional o FDP ainda teve coragem de me xingar por eu não ter efetuado a troca. ( na mínima ele deve ter um pezin em Cuba uhauahauh)

Após a vila fomos almoçar e conhecer o “Gorge” uma espécie de canyon aonde as pessoas vão para conhecer as cavernas, fazer escalada ou apenas dar um mergulho nas águas límpidas de uma represa. Antes de papar não tivemos duvida e fomos mergulhar, putz a água tava muito gelada mas foi muito bom para refrescar o calor de 43 graus que estava fazendo no momento.O nosso almoço foi um prato com nome diferente que não passava de churrasquinhos de gato marroquinos e muito pão ( hauhauahuahau , bem que eu avisei hein ).

Depois da comida foi hora de botar o pé na estrada mais uma vez, após mais ou menos 3 hrs de direção pegamos uma entrada no meio da estrada que dizia: “albergue a 16 km”, nossa esses 16 km foram os mais longos e mais quentes da minha vida, a estrada era só areia então tivemos que manter a janelas fechadas o tempo todo e como o ar-condicionado não funcionava, nada melhor que fazer uma sauninha antes do deserto, o detalhe é que mesmo com todas as janelas fechadas a areia continuava entrando no carro o que acabou sendo o nosso primeiro contato com uma tempestade de areia no Sahara.

Chegando ao albergue, após tirar a areia que estava dentro da calça fomos receber as primeiras informações de como seria o nosso passeio, e dentro de 20 minutos já estávamos partindo para o imenso Sahara.

Na hora de partir tivemos que escolher nossos veículos, ou seja, os camelos. Cada um escolheu o seu e eu não podia ter escolhido melhor, acabei caindo com um que me simpatizei de cara, um camelinho muito jeitoso e com um piercing no nariz.

O começo da viagem foi legal demais, tudo era uma super novidade mas após 2 hrs de passeio a novidade já não era tão bacana assim uma vez que a nossa cela era a “bola” do camelo simplesmente coberta por um cobertor que depois seria o nosso saco de dormir, agora acho que da pra imaginar como é quicar durante algumas horas no camelo neh ?!? nem um pouco confortável.

O nosso acampamento era no meio das dunas, com as tendas bem tranqüilas e aconchegantes a não ser pelo pássaro que tinha dentro, depois de descansar um pouquinho subimos na duna mais alta para ter uma vista panorâmica do deserto e a única coisa que podíamos ver AREIA ( dahnnn ) a parte mais legal dessa subida na verdade foi a descida pq como dizem por ai “ pra baixo todo santo ajuda”.

O jantar nos foi servido pelos nômades do acampamento, primeiro um chá de hortelã e depois Tagim de frango com muito pão ( uahauhauhauh ), depois do jantar foi a hora de jogar conversa fora e tocar tambor, o mais incrível de passar a noite assim no meio do nada é olhar pro céu e ver as estrelas, somente iluminados pela luz de uma vela as estrelas pareciam muito perto e foi possível ver varias estrelas cadentes o que nos deu a oportunidade de fazer vários desejos ( romântico demais uhauahuahauha ).

Acordamos 6 da manha e como ninguém teve a capacidade de acordar mais cedo para ver o sol nascer partimos de volta ao albergue pq de acordo com os locais era impossível passar o dia todo no deserto em função do calor que fazia. Dei a sorte de pegar um camelo menos provido de “bola” o que tornou meu regresso menos sofrido.

Passamos o resto do dia no albergue esperando a temperatura ficar mais tranqüila para acamparmos, durante isso tentamos fazer o sandboard mas foi um fracasso em função da prancha de snowboard não ser apropriada. Enquanto os outros tentaram fazer um ski na areia achei melhor ficar dormindo e dormi muito mesmo.

Quando acordei já estava na hora do almoço e com todos presentes almoçamos uma saladinha esperta com frango e o que mais ??? PÃOOOO !!! Depois foi só conversar um pouco e esperar o novo grupo de turistas que iria acampar conosco.

A segunda noite de acampamento foi praticamente a mesma coisa com a diferença de termos mais pessoa acampando, mas o pão continuava presente no nosso cardápio huahauhauha.

O nosso retorno para Marrakesh foi marcado por muita soneca, eu voltei quase o tempo todo dormindo e tentando descansar das noites em que tive que dormir na tenda, depois de algumas ultrapassagens malucas na serra efetuadas com “segurança” pelo nosso motorista poliglota, chegamos à cidade e retornamos ao nosso albergue.

Nossa aventura pode ser resumida em uma experiência bacana e única em todos os sentidos, tanto no sentido de ser diferente e especial como no sentido de nunca mais se repetir (meus filhos agradecerão). Foi muito bom ver mais ou menos o estilo de vida dos nômades, como eles conseguem viver tão distantes da civilização e como encontrão na natureza seu modo de sobreviver.

Mais uma parte chegou ao fim, estamos agora indo para Europa onde mochilaremos por 2 meses tanto no oeste quanto no leste europeu, podem ter certeza que muita coisa maneira e muitos perrengues vão aparecer e eu estarei aqui contando quase tudo, tem coisa que é melhor contar quando chegar para ter mais papo neh?!?

Bjãooo para todos, paz de Alah e tudo mais.





onde tudo foi esquematizado


paradinha na vila do Gladiador

Maximus Gladiators uhauhauahah


atromelados reis do pedaço


Nova abertura do Fantástico

Escalada

os dois pontinhos na montanha somos nós
prestando atenção na aula sobre tapetes marroquinos ( olha a Fatima ali do lado )

Eh nois com o "gorge"


mergulho no laguinho ( lembrando a época de nadador hein )


como é dentro de uma tempestade de areia

preparação pra enfrentar o Sahara

eu e o estiloso cheirosão
a caravana armada

foi mal ae rapaziada uahuahauhauhauh

Um ultimo tchauzin pro deserto do Sahara


resultado de 3 dias sem banho e comendo muito pão hauahuahuahauh

15 comentários:

Anônimo disse...

Sueli disse...
Oi, meu filho, mesmo a gente se falando de vez em quando, estou com muitas saudades, mas gostando e torcendo que essa experiencia de vida, fortaleça cada vez mais seu ideal.
Adorei as fotos do deserto, e se cuida.Te amamos
Beijos do Spaik,e de todos nós.

Anônimo disse...

Ooooolhaaaaaaaa as ESTRELAS! qual foi seu pedido romantico ein fezinho?!?

hahahahaha

Anônimo disse...

magrinhooo, blog tah tinindo tinindo trincando! nice pics! sentar nas bolas do camelo deve ser uma maravilha! semana passada encontrei o brother la no trade center, diz ele q o jeito eh ralar mto pq o outro (no caso a sua pessoa) soh qr saber de viajar...
mas eh isso ae, aquele abraco, e meus cumprimentos ao jim, qdo ve-lo!
bjoo, saudades magrin...

Bernardo disse...

Que iradoOOOO mlqq!!!
fotos alucinantes! parecem até mentiras esses lugares, imagino vc andando de camelo! hUAHUha.. morrendo de medo no começo... rsrs..
deve ser mto foda conhecer isso tudo q vcs tao vendo..
toda vez que eu vejo eu penso: filha da P*** da greve da UFV não deixou eu IR... rsrs... mas é isso aihh!
aproveita demaissS, passeio mais irado do mUndo!
abração lek! amanha entro de férias!
:D

Anônimo disse...

Aiiiii gnt...meu Deus o deserto foi pura aventura!! Que essoooo!!
Na moral seu camelim era lindo d+!! Acho q eu to apaixonada...huahUHUHAUhuaHUA
Pow Fe, q bom q ta dando td certo, q vc tah vivo depois dessa super experiencia!!
Continua c cuidando!!
Boa sorte na Europa..SAUUUUUDADE D++!!
luv ya...bjaum =**

Anônimo disse...

Oi, meu amor, amei as noticias e as fotos, tambem quero fazer essa aventura, vc me levaria??? bjs, estamos com muita saudades! Amandita

Anônimo disse...

"resultado de 3 dias sem banho e comendo muito pão hauahuahuahauh"


vc tá zuando que vc fico 3 dias sem tomar banho!? haoiehoaehoae
imagino o seu cheirinho que bom que divia estar!!! haoehoiaheoae

saudade irmão!
se cuida .. beijaoo

Anônimo disse...

AHHHH, bixo
essa parada de anonimo era minha, só minha
agora virou palhaçada
vou deixar mais nada aqui nao

e qdo o sertão virar mae, eu vou passear por lá tb

beijo e queijo!!!

Anônimo disse...

e eu quis dizer que é quando o sertao virar mar

Unknown disse...

huaUAhuAHuAHUAHu
ta mlk!.
muitoo iradoo!!!.
na ultima foto se ta mais morto que u mar mortoo!!>
ajhiahuauha risos!..
valew cherozo!!
abraçao boa sorte.. =D!

Anônimo disse...

camarada realmente a experiencia de ficar no deserto deve ter sido muito boa, para nos que vivemos em condições bem mais favoráveis essa experiencia nos deixa em grande reflexão. imagino como deve ser o céu a noite em pleno deserto imagino como deve ser os sons noturnos nessas condições. agora pelos proximos dias as coisas devem mudar da agua para o vinho saindo dos paises africanos para a europa, duro vai ser quando voces voltarem para a africa. pelo que podemos notar a expedição está indo bem e deve ser assim até o final mesmo com as adversidades vai valer apena para sempre. mande sempre noticias e escreva bastante para acompanharmos mesmo de tão longe. estamos com saudades e aciosos para quando voltarem fazermos algumas sessoes de conta causos. recomendações a todos e um grande beijo Luis.

Clarissa Viana disse...

Oie...

Acabei de mandar a matéria pra minha editora. No máximo até o fim da semana que vem ela tá no ar, aí eu te mando o link...

Só queria avisar!
Valew mesmo pela colaboração (no seu caso as fotos!)
Beijo!
Clarissa

Anônimo disse...

atualizaaaaaaaaaaaaa ferry!
saudadessss!
bjao

Anônimo disse...

bixooo!

Anônimo disse...

oii fee, é a tiaa Suzi estou com muitas saudades de você,mais ao mesmo tempo estou muito orgulhosa por você ser esse menino que luta pelo que quer e fazendo dessa viagem, nao só uma viagem mais sim uma experiência de vida!
torço sempre pelos seus objetivos se realizarem, porque tenho certeza que nunca irá nos decepcionar!
vê se liga aqui pra casa, estamos com saudades.. deus te ilumine e te abençoe sempre..amamos você ;*

 

Links