domingo, 8 de julho de 2007

Quero ver Cuba lançar !!!

Peço desculpas desde ja pela demora desse post, no decorrer do mesmo tudo se explica...

Bem, Cuba foi o nosso terceiro país na viagem e até agora o mais diferente e complicado de todos. Tudo começou no avião, onde agora a língua principal era o espanhol e não mais o inglês como costumava ser.

Chegando à ilha a nossa entrada ao país foi complicada, uma vez que pagamos pelo visto no check-in, mas para nossa surpresa não o possuímos, ou seja, fomos passados para trás e tivemos que pagar por mais um visto. A entrevista aqui foi muito mais complicada, com muitas perguntas e o pior em espanhol. Após passar pela entrevista fomos pegar nossas malas e qual não foi minha surpresa quando não as vi na esteira. (2 vezes em 3 vôos ) então fomos para o hotel sem malas mesmo neh ?!? Aqui a mão é no mesmo sentido que o Brasil a única diferença são os carros, parece que todo o país parou no tempo, todos os carros são velhos e muito mal conservados, claro que toda regra tem exceção as vezes é possível ver um carrinho novo ou ate mesmo um velho melhor conservado.

Durante nosso caminho arranhamos nosso “portanhol” às vezes até mesmo metendo um inglês no meio, mas como Pedro Bial disse “... o importante é se comunicar” pois bem, o motorista nos contou um pouco da história do país, nos explicando como quase tudo aqui pertence ao governo e também comentou um pouco sobre o estado de saúde de seu imperador “ tio Fil” ( apelido carinhoso para Fidel Castro ) vale lembrar que esse assunto é meio que proibido então não entramos em detalhes para não termos problemas futuros.
Chegamos no hotel e como já era tarde não fizemos nada a não ser dar uma volta para conhecer nossa querida vizinhança.

Na manha seguinte acordamos e tomamos o café que é racionado, então comemos o máximo possível antes de acabar. Ai começa a melhor parte... Com o dia claro conseguimos ver o que não havíamos visto na noite anterior, ao caminhar pelas ruas estreitas de Havana percebemos que nossa vizinhança deve ter sido palco de uma grande guerra pois todos os prédios eram velhos e caindo aos pedaços, parece exagero mas foi algo realmente chocante e que chamou muita atenção pelo fato de pessoas realmente viverem em tais condições.

Paramos em uma “cafeteria” nome dado as lanchonetes que não são do governo, após um delicioso sanduba de queijo e presunto (favorito do Chaves ) voltamos para onde tudo começou, o aeroporto.Após uma luta para tentarmos explicar que nossa bagagem tinha sido extraviada e que deveríamos pega-las naquele dia conseguimos entrar na área das malas, mas só encontramos a mochila do Cadi ( é muito azar ou quer mais ) ah!!! Eu não contei o motivo do atraso das malas, em função de Cuba ser um país de segundo mundo e estagnado é praticamente impossível comprar alguns eletrodomésticos bons então aqueles que têm a sorte de viajar para fora da ilha do “tio Fil” compram tudo que tem direito e um pouco mais, voltando para Cuba com uma quantidade absurda de malas e bugingangas, ou seja, deixando as malas dos turistas para segundo plano. É impressionante como as malas dos turistas atrasam, mas nenhum pacote de algum nativo atrasa (CPI hein).

Voltando... Andar aqui para nós pareceu um tanto quanto perigoso (pelo menos a noite) pessoas vem te abordando a todo momento com objetivos diversos, pedindo , oferecendo e tudo mais. Pode até ser que as intenções sejam boas, mas como não somos nem um pouco fluentes no espanhol aquela situação nos parecia estranha e pq não perigosa.Por esse motivo a maior parte de nossas expedições eram pela manha, numa dessas manhas fomos à praça da revolução local onde “tio Fil” faz seus longos discursos de como o socialismo é o melhor para nação e blábláblá, falta de sorte nossa é que ele se encontra enfermo em seu aposento e não pode nos dar o prazer de seus pensamentos brilhantes, na praça também tem uma enorme imagem de “CHE” (Ernesto Guevara) o mesmo que escreveu seu diário em uma motocicleta (ótimo filme).

Em Cuba parece ser proibido andar sem camisa na rua, a não ser na avenida da praia, sendo assim a maioria dos “muchachos” adota um estilo estranho para evitar o calor, circulando com as camisas vestidas, mas com a barriga de fora, eu como não sabia dessa ultima moda descobri da forma mais difícil, quando os policiais me chamaram a atenção para tal detalhe.

Para o outro lado de Havana existe o centro histórico conhecido como”habana vieja”com igrejas, museus e a tão famosa “praça da armas” que para nossa surpresa era uma praça muito grande e com muitos livros na sua grande maioria velhos sem nenhuma arma nem mesmo um revolverzinho, o que lembra o mestre Eminem “... my words are weapons” ( traduzindo: minhas palavras são armas ) o que também lembra o pai do grande herói Indiana Jones que dizia “a caneta é mais poderosa que a espada”.

Numa de nossas noites fomos atrás de alguma baladinha, ao contrário das boates americanas e bahamenhas aqui só rola mesmo a tal da salsa o que tornou mais difícil o nosso “aproach” nas “chicas”.

Atravessando o canal pelo túnel ou de balsa e seguindo alguns kilometros adiante se encontra “Las Playas Del Este” praiazinha bonita com a água azul e em ótima temperatura, ao contrario do que nos informaram essa praia também é muito freqüentada pelos nativos, mesmo assim o preço de tudo é muito salgado, só para sentar nas cadeirinhas e curtir uma sombrinha com o guarda-sol foram 6 CUC ( mais ou menos 10 dollares ) uma diferença da praia daqui para a praia das Bahamas são os farofeiros, um função de ser uma praia freqüentada não apenas por turistas é muito comum ver as famílias vindo com praticamente a cozinha inteira ( mesa , cadeirinha , cooler e muitas sacolas de comida ) confesso que nessa hora deu muita saudades das farofadas da Praia da Costa principalmente as de “Berverly Hills”( tarrrr ... )

Ah pra ser bem breve, minha mala chegou na quinta feira , ou seja, 5 dias após nossa chegada e 3 dias antes da partida , por esse motivo a maioria das fotos tem a mesma roupa uahuahuahauhauah ( com o detalhe do sem cueca hein ... uhauahuah )

De uma forma geral nossa semana em Cuba acabou sendo muito proveitosa e interessante. Concluímos mais uma perna da viagem e a parte de América chegou ao fim, agora é cruzar o oceano e começar a conhecer o velho mundo, acho que o mais marcou aqui em Cuba foi o fato de um país tão próximo da “super nação”E.U.A pode ficar tão a par da realidade mundial,sempre alimentando o sonho da revolução e da liberdade do povo cubano e também como o povo mesmo com todas as necessidades e bloqueios em função do socialismo ainda consegue ser, digamos que feliz.

Um bjao para todos e não deixem de escrever hein...

ps: mais uma vez desculpa pelo post um pouco atrasado pela falta de noticias durante essa semana, mas é pq a internet era paga e muito lerda dificultando a atualização.

Abaixo as melhores fotos da grande ilha do Fidel.



Expressões interessantes do nosso vocabulário “portanhol” ( não reparem na escrita )

--- muy bueno , pero no me gusta
--- companheiro la cuenta
--- nosotros somos brasilenos no tenhamos dinhero , no somos europeus
--- la equipaje se perdeu , jô no sei donde esta
--- mucha chuva aka pero no mucho frio, muy caliente

E por ai vai , nosso vasto vocabulário...



cuba lançando !!! uahuahuahauh

playas del este


ruas da cidade



"habana vieja"


catedral em "habana vieja" hr de agradecer neh


cadi na praça das armas



não sou eu q to dizendo hein


viva la revolucion neh


ponto mais alto de Cuba ( lugar do Fidelito )



na pracinha com o CHE


o sentimento da nação


as carretas de havana


prédio residencial



os cubanos sabem zuar mesmo huahauhau



calma que eh só chocolate !!!!

8 comentários:

Bernardo disse...

heuiaheiuah...

muito legal cara...

A começar pelo título.. heheh..
À respeito da praça das armas com livros, queria dizer somente uma coisa: "PEGUE SUAS ARMAS..... " hehehe...

Ah, acho legal comentar que percebi seus sinais manuais nas fotos! hehehe...
achei bem apropriado ao local! hauHAUhauHAUH

fiquei bolado com os carroos daí, eu já tinha ouvido falar, mas nao sabia que era tão estilo "Mr.Bean" hehehe

Brother, começa a carregar umas cuecas no bolso quando for viajar... pq vcs tao tendo mto azar hein! pqp

heheh
abração felipera, boa curtição e nao vai ficar pegando no pé do cadera... coitado! :P

abração aeee!!!
é nóis!!

Unknown disse...

que isso MLk!.
terrivell..
irada d+ as fotos , ñ tem cmo perfeito d+ fazer uma viagem nesse niper!.
curti d+ aii mlk.. e aproveita bastante as cocotas!! faz parteee..
ahuahuahua..
aquele abraço.. e tamo esperando a sua voltaa...
=D
bjundas e risos e choros de crocodilo!.
um bju nu suvaco da cobra tbm!

Anônimo disse...

Caraaaaaaaaaalho Fe...essa sua viagem pra Cuba foi uma leeeeenda!! Que iso...5 dias sem mala e sem cueca...meu deuuuuuuuuuus...que issoooo NIkolas!! ahUAHUAHuahUHAuhauhaUHAU
Mas Fe q bom q tah td bem...e q vc tah aproveitando mto sua viagem!!
Boa viagem mais uma vez e aguardo noticias no proximo destinho!! =]

SAUUUUUUUUDADES D++!!
T amo...bjaum =**

Anônimo disse...

viva la revolucion cubuna! o comandante Che ainda vive em nossos coroções e sua missão será cumprida!
congratulações pelo blog, continue o ótimo trabalho

Anônimo disse...

Esse último anonimo nao fui eu, foi Che com certeza
yo quiero mascar el tabaco, pero que yo sei que és muy bueno e a mi me gusta mucho!!!!

AHAHAHAHAH
:*

Anônimo disse...

fala magro do meu coração!!!
pow cara....prometo q eu vo passa mais vezes aqui....não fica triste!!..
outra coisa...completando o q bernadeira escreveu:"...EU ESTOU PRONTO PRA GUERRA, PARA LANÇAR A MINHA BOMBA RECHEADA DE IDEIAS"
hauhuhauhauha..bons tempos esses!!
acho q é isso...te cuida aew mlk..
bjão manda um beijão pro cadeira!!!

Anônimo disse...

Que que vc tem comido que ta te deixando com uma barriguinha saliente?!? ou o q q vc tem bebido?

qnd voltar vai precisar fazer mto spinning ein! hahahhahaha

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

 

Links