segunda-feira, 9 de julho de 2007

hospitalidade "muy amiga"

Ola pessoal, um pequeno “update” no post de Cuba.

Puxando um gancho do post anterior devo confessar que eu estava completamente enganado com relação aos cubanos de uma forma geral. Fato é que no sábado decidimos dar uma volta pelo centro de “habana vieja” onde estava ocorrendo a comemoração do inicio do verão e também o inicio das comemorações do dia 26 de julho (data que tem certa importância para os cubanos) pois bem , andando pela praça acabamos sendo abordados por 2 indivíduos que de cara perceberam que não éramos cubanos e sim mais uma dupla de turistas, sendo assim logo se prontificaram de nos mostrar a “realidade cubana”.

A primeira impressão foi de mais 2 cubanos chatos e pedintes, só que ao contrário das vezes anteriores, decidimos dar uma chance e trocar uma idéia com os sujeitos, foram mais ou menos 10 minutos de caminhada até o bar do “festival da Salsa cubana” no caminho ambos pareciam verdadeiros guias turísticos, nos mostrando os pontos mais importantes para eles e aqueles que os turistas deveriam conhecer realmente ( realmente algo cativante da parte deles, diga-se de passagem ).

A entrada do bar era liberada para todos, simplesmente com um único requisito: se divertir e aproveitar a tão dançante salsa. (melhor coisa pro turista, se divertir e ainda de graça).

Papo vai e vem os locais decidiram pedir uma bebida típica da ilha, chamada de “murrito” uma espécie de caiovodka só que com rum e alguns matos, confesso que apesar de desconfiado acabei dando um gole na bebida (primeiramente eu deixei Cadi dar o gole neh, nunca se sabe... uahuahauhau ) mas como não gostei deixei a bebida de lado, seria uma desfeita afinal de contas eles estavam pagando mas como eu não tinha comido nada achei a melhor coisa a se fazer no momento.

Não sei ao certo quando o assunto veio mas acredito que tenha sido algo relacionado à economia e como as coisas são bem mais baratas quando se paga com o dinheiro cubano ( chavitos cubanos ) ao invés do dinheiro de turista ( CUC , dinheiro que estávamos utilizando ) pois então após a discussão a conclusão foi que no bar em que estávamos só era usado o dinheiro cubano e caso fosse usado o dinheiro de turista a conta seria algo absurdo.

Foi nesse exato momento que nossos “muy amigos” cubanos nos informaram que a gente deveria pagar a conta em troca do grande favor de nos ter mostrado a “realidade cubana”.

TCHANNNNNNNNNNNN!!! la vem o golpe !!! (melhor personagem da praça é nossa de outrora) pois então golpe armado e como resolver ??? (melhor pergunta na hora foi essa mesmo) juntando o resto das nossas economias daria pra pagar metade da conta, ainda restava a metade dos nossos “melhores amigos” e o dono do bar negando suas raízes socialistas e se rendendo totalmente ao capitalismo fez questão de receber o dinheiro integralmente. Em meio toda aquela confusão toda em espanhol, minha única alternativa foi apelar pra xingar todo mundo em português ( pelo menos eu tava me aliviando ) enquanto Cadi tentava argumentar que não tínhamos dinheiro pois não éramos europeus e também dizendo que não tínhamos obrigação nenhuma de pagar a conta de nossos brothers( sem contar no melhor argumento, de que é costume no Brasil quem convidar pagar a bebidas ... o pior foi a resposta de uma mulher que surgiu do nada : Estas em Cuba chico !!! uahauuahuahauhau essa doeu mais que o golpe na moral mesmo ) claro que nenhum argumento resolveu ... Após uma tremenda pressão por parte do dono do bar dizendo que ia chamar a policia, imigração, Fidel Castro e toda a sua gangue, achei melhor sacar uma nota de 50 dollares para nos livrarmos de toda aquela confusão ( não sei se fui covarde, mas em um país estranho de língua estranha onde qualquer policial ou militar poderia facilmente dar um sumiço em 2 turistas, muleques ainda por cima , acho que foi a coisa mais sensata no momento.

O pior já tinha passado mas a confusão ainda não, Cadi saiu junto com o dono do bar para trocar nosso dollar em CUC, naquela hora acho que foi tenso pois não estávamos juntos, ele tava na rua com um camarada e eu com o resto da turma no bar, após 25 minutos e nada de Cadi decidi ir atrás dele, acabou que nos desencontramos mas no final deu tudo bem ( mas aposto que ele já tava pensando no mesmo que eu , que ambos tinham sido seqüestrados uhauahuahau ).

Mesmo com o dinheiro na mesa os caras não queriam sair por baixo querendo ainda a nossa humilhação perante os outros freqüentadores do bar, como se toda aquela discussão não bastasse as portas foram trancadas até que eles botassem o dim dim na registradora e depois fomos acompanhados até a saída pelo segurança 3x4 ( maior que o king kong ) só faltou a algema na boa, mas ta valendo neh ?!?

Tudo que eu disse com relação a Cuba continua valendo, são batalhadores, revolucionários (da maneira deles) e tudo mais. Isso que aconteceu com a gente foi apenas um lapso, uma vez que já tínhamos concluído que não podíamos dar trela para ninguém pois na verdade tudo não passava de interesse, isso com certeza vai nos servir de lição para o resto da viagem e de vida, por mais que as pessoas pareçam amigas e que não querem nada em troca para ajudar é sempre necessário ficar com um pé atrás para algumas pessoas.Os amigos de verdade a gente sabe muito bem quem são e esses com certeza não vamos encontrar em Cuba ( uhauahuahauhau ).Apesar desse golpe, desse tapa que foi e tals, estamos bem e loucos para viajar o mundo mas agora com atenção redobrada neh ?!

BJAOOOOO P/ TODOS

SAUDADES!

9 comentários:

Anônimo disse...

Aqui estou! mto boas fotos, legendas e estórias. have a nice trip ;)

beijiiiiiiiiiiiiiiinho


ps.: ate...... um dia! hahahaha

Anônimo disse...

bixo!
nao fui eu denovo esse ai

Anônimo disse...

Nao foi vc mesmo nao! fui euuuuuuuu.... ja adivinhou FEZINHO?!?! hahahaha

Anônimo disse...

Olha pra data aki embaixo q vc vai saber! ahaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

HUSHAUSHAUSHAUHSUAHUUAHSUAHSAUSHAU!
graças a jah.
estava achando que eu era sonambulo!

Anônimo disse...

kralho mlk to rindo mto dos perrengues!
mas agora vamo ve la nas europa como vai ser! agora q vai ser mais irado! fato! =)
HAuhauhAHUahUHAHU
aproveita ai mlk!
abracao

Anônimo disse...

Nooooooooossa...
Via c fude cubanos filhoooooos da puuuuuuuta!!!
PQP!! HAUhuHAUhauHUAhuahUHAU

SAUUUUDADE FEEEEEE...
BJAUM..=**

Bernardo disse...

CAra... q mancada heinn...

quando vcs falam de cuba, do povo vindo oferecer as paradas e tal eu lembro de salvador, lembra lah no pelourinho que a cada passo q vc da tem um neguinho oferecendo alguma coisa... pqp.. rsrs

Que bom que aprenderam a lição!
abração lek!

Anônimo disse...

aiii q saudadesss!
te amuuuuuu!
bjo bjo

 

Links