quinta-feira, 11 de outubro de 2007

TCHANNNN no Egito !!! ANAKSOMAMUN ...

Pois bem, voltamos ao continente Africano ...

Desembarcamos no aeroporto internacional de Cairo depois de algumas horas de voo que para mim duraram nada mais do que 15 minutos (tempo de entrar e sair do avião) dormi antes mesmo da decolagem...

P9181602 A realidade era bem aquela que nos tinha sido avisada, todos vem te abordar mas de uma maneira não muito simpática ou amigável e muitas vezes contam mentiras com relação ao verdadeiro estado do seu hotel, por isso se alguem falar que seu hotel pegou fogo na noite anterior não acredite e peça para ir mesmo assim.

P9210088 Pagamos por um taxi pre-paid (de acordo com a biblia dos mochileiros é mais seguro) e nosso "moto" começou a pilotar até o centro de Cairo, confesso que foram os 20 km mais longos da minha vida, além de correr risco de morte a cada acelerada e freiada a comunicação no transito é intensa mas não com palavras e sim com BUZINAS... Nossa o bibi fon fon é insuportavel e o freio realmente é algo que ja foi abolido dos carros, para quem não acredita temos videos que comprovam toda a periculosidade do transito da capital.

P9191628 Chegamos no hotel que na verdade parecia a vila do chaves (mais ou menos parecido com aquele das Bahamas) mas dessa vez com um clima mais hostil mas depois de chegar até a recepção fomos recebidos pelo "vesgin" muito gente boa e prestativo então nos sentimos mais em casa.

DSCN1804 Em Cairo tinhamos uma missão muito importante, sendo o Egito 2 paradas antes da India e como queriamos aproveitar ao maximo a Africa do Sul, o visto para o país do Taj mahal tinha que ser tirado no país das piramides, ainda bem que a burocracia com relação a vistos não existe e a tia da cabine após quebrar um pouco o protocolo conseguiu nos arranjar os adesivos que nos davam direito de entrar no país.

P9191606 Ficamos esperando o Sósia e o Playboy para começar a fazer o tour pelo Egito então naquela noite apenas ficamos conversando e aproveitamos para saborear uma deliciosa Pizza Hut pela bagatela de 4 dollares para cada um ficar estufado (satisfeito).

P9191611 Realmente não existe nada melhor do que acordar com o Sósia batendo na porta e falando que chegou e olha que nessa viagem ja foram algumas vezes hein, pois bem eles chegaram dormiram um pouquinho e ja partimos para as famosas piramides.O lugar em que elas ficam realmente é do lado da cidade, na minha cabeça eu tinha a imagem de ser em um lugar afastado de tudo e de todos(o que de certa forma seria melhor).Chegamos no local onde os próprios locais vigiam as piraides e museus o que mostrou certa preocupação por parte dos locais para preservação da cultura mas foi só começar a caminhar para perceber que na verdade eles queriam apenas dinheiro, um grande exemplo disso foi quando entramos em uma espécie de tumba onde de acordo com os avisos era proibido tirar foto mas ao entrar o guardinha nos seguiu e falou da forma mais "de xavada" para dar uma grana para ele que ele fingiria que não viu o flash que poderia danificar a História.

DSCN1653 Ficamos muito pouco tempo na area das piramides, além do calor e da piramide mais famosa estar fechada para almoço(placa na porta)era muito chato ficar andando e todo mundo querendo oferecer alguma coisa ou falando para não fazer tal coisa pois iria custar mais mas o pouco tempo que ficamos deu para tirar algumas fotos bem legais tanto das piramides quanto da esfinge que infelizmente não é nada daquilo que mostra na TV ou nos filmes da Mumia.

P9200113 Depois das piramides fomos ver as ruinas dos templos antigos e algumas piramides que estão sendo recuperadas mas o high light do tour foi o museu que fica dentro de um parque, mesmo sem um guia o museu era auto-explicativo e foi possivel conhecer um pouco mais da história das mumias e ainda conseguimos ver a mumia perfeitamente conservada de Ramses I (parente do Nikolas, q isso hein)

P9200099 Voltamos para o albergue depois de dar um tchau para um templo em homenagem à familia Ramses que reza a lenda foi uma das melhores dinastias que governou o Egito.Passamos o resto da noite conversando e comendo, esqueci de contar chegamos no Egito no periodo do Ramadan e durante um mes os mulçumanos não podem colocar nada para dentro do corpo durante a luz do sol,ou seja, a melhor hora para andar na rua e comer era até as 6 da tarde (por do sol) pq depois que estivesse escuro as ruas voltavam a estar lotadas e barulhentas sem contar os restaurantes que era o pior horário para comer pq depois que "bateu o sino" a galera parecia esfomeados e atacavam tudo pela frente.

P9210074 Como tinha sido planejado depois de 2 dias partiriamos para Luxor, que um dia ja foi a capital do Egito e de acordo com os guias o melhor lugar para conhecer a cultura egipcia, pegamos um trem(muito luxuoso para o nosso espanto, sem nenhuma galinha ou vaca)Ao chegar em Luxor ja começamos a guerra pela sobrevivência, de todos os lados vinha alguem oferecendo um hotel e tals o que foi legal no começo mas depois de 45 minutos lutando contra dois caras a parada começou a ficar chata o que tirou alguns dos Atromelados do sério.

P9210017 Chegamos em um hotelzinho em uma rua qualquer e de cara ja tivémos o primeiro contato com a "cultura" egipcia, com certeza Ramses, Anaksomamun, Cléo e Imothep ficariam decepcionados e furiosos se pudessem ver no que foi transformado todo aquele império que ja foi uma das civilizações mais avançadas do mundo.Depois de tirar uma pestana fomos para um passeio de Feluca(Escuna) pelo rio Nilo e ficamos navegando até o por do sol, bonito mas nada comparado ao de Ia.

P9220011 Andar em Luxor realmente era muito dificil, as pessoas não deixavam a gente dar um passo, todo mundo tinha alguma coisa para oferecer e isso começou a ficar muito desanimador então pegamos um tour mas apenas para nos levar até os locais e de la fariamos o nosso próprio tour sem guia(mais barato e menos chato), conhecemos varios lugares irados entre eles: Vale dos reis (tumbas dos faraos) e o museu de Luxor (muito iradooooo, vale muito a pena conhecer ainda mais pq não tem ninguem dentro do museu para te encher o saco)

P9211685 Na nossa ultima manha fomos para o templo de Karnak, onde fica a avenida das esfinges, o templo era gigantesco e a forma como tudo era construido realmente mostra como os egipcios eram genios da engenharia civil, e a melhor parte do tour foi quando Playboy e eu desafiamos o McDonalds e comemos o novo sanduba deles o "Duplo Big Mac" (2 hambuguer, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e pão vezes 2 ... eh uma falta de absurdo) :D.Voltamos naquela noite para Cairo, devido o Ramadan as passagens de trem estavam esgotadas então pegamos o busão,depois de algumas horas de atraso e graças ao talento do Ivan em mexer com motores nosso buzão voltou a funcionar e conseguimos chegar a tempo para pegar o visto para India... Curso de meditação ai vamos nós !!!

DSCN1799 Nossa rapida estádia no Egito valeu muito para saber que jamais voltaremos uhauahauhauhaua, não é querer desencorajar ninguem mas com certeza conhecer esse país com um grupo e um guia confiavel deve ser uma experiencia muito mais interessante, Playboy e Sósia partiram para um lado mais bacana do Egito e foram mergulhar no mar Vermelho enquanto eu,Ivan e Cadi estamos indo para Africa do Sul...Caso alguem queira conhecer Cairo e principalmente Luxor sozinho recomendo que espere até ser inventado o teletransporte sendo assim você poderá sair do hotel diretamente para os lugares que deseja conhecer...ou se não se joga tipo a gente e tenta a sorte e toma cuidado extremo para atravessar a rua hein ....

VALEUUUUUUU

BJAOOOOOO P/ TODOS

ps: as fotos são muito mais legais do que qualquer texto ... ah e não deixem de escrever hein

-------------------------------------------------------------------------------

Cairo:

DSCN1655 DSCN1659 DSCN1664 DSCN1679 P9191616 P9191615 P9200118 P9200066 P9200093 P9200105 P9200109 DSCN1656 P9200050 P9200054 P9200055 P9200067

Luxor:

DSCN1796 DSCN1688 DSCN1689 DSCN1691 DSCN1702 DSCN1703 DSCN1712 DSCN1725 DSCN1736 DSCN1741 DSCN1744 DSCN1747 DSCN1753 DSCN1759 DSCN1763 DSCN1770 DSCN1775 DSCN1795 P9211671P9211686P9201630 P9201644 P9211658 P9220074 P9220038 P9220039 P9220049 P9220117 P9220119 P9220095

Próximo post Africa do Sul e todas as nossas aventuras no Safari , espero que antes do nosso isolamento da sociedade capitalista ...