segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Indiana Buddahs

Depois da nossa grande e saudosa experiência na África partimos mais uma vez para o continente asiático e dessa vez para ficar por muito tempo praticamente até o final da viagem.

PA091844 Chegamos na India depois de algumas horas de voo e uma rápida escala no Qatar, vale ressaltar que foi o melhor voo da minha vida :D para nossa surpresa a Qatar airlines têm uns aviões muito irados a comida era sensacional e os filmes sem comentários só os mais novos do mercado, mesmo morto não teve como dormir e assisti 5 dos 40 filmes disponiveis entre eles : Surf's up (dos pinguins surfistas) license to wed(com robbin willians que ele é um padre e tals , bem engraçado) TMNT (o novo tartarugas ninjas) e Evan all mighty(tipo aquele do jim carey só que agora o cara vira Moisés).

DSCN2104 Delhi de cara ja nos mostrou o pq das reclamações do Playboy, realamente a cidade é sinistra barulhenta e muito suja, nosso taxi nos largou no meio da rua mais famosinha da cidade e falou que ali achariamos vários hotéis então desembarcamos e fomos a luta.

DSCN2107 Nosso plano original era bater perna por 5 dias e depois ir para o nosso curso de meditação(motivo principal da visita ao país)por 10 dias e depois rodar por mais 5 mas infelizmente ou felizmente o curso foi adiantado e ficamos apenas 2 dias na capital e ja tivémos que partir para o norte bem perto do Tibet e da região do Himalaia.

DSCN2120 Resumindo um pouco de Delhi, a cidade foi realmente um choque, muita buzina, muito animal na rua (principalmente as sagradas vacas ah não conseguimos achar o McDonalds para pedir o BigMac), muita sujeira e miséria mas o pior de tudo são os pedintes e pessoas vendendo coisas, eles realmente não deixam ninguem andar e qualquer olhadinha que fosse ja era motivo para ser abordado e sempre depois de ser abordado era sempre importante conferir os bolsos para não ter a terrivel surpresa que nosso amigo Pato teve.Pois então até acho que  deve ter um lado legal que atraiu todos os hippies nos anos 70 mas esse a gente não conheceu então minha impressão fica mais ou menos  essa mas qualquer duvida é só ver as fotos..

PA121854 Na tarde do dia 12 depois de muita espera pegamos o busão para Dharamsala cidade do curso, o tempo de viagem? ... "...no minimo 12 hrs..." palavras do vendedor da passagem.A distância deve ser mais ou menos Vitória - Campos mas a estrada é tão ruim que eles conseguem cumprir o prometido e ainda te dão umas horinhas de brinde.Realmente o vendedor foi muito honesto depois de 14 horas de muito balançar de um lado para o outro e de dividir uma cama do tamanho da barraca do Gugu com o Ivan chegamos a cidade, que mesmo estando longe de Delhi e montanha a cima ainda tinha todo aquele aspecto de sujeira, barulho e tudo mais.

PA131883 Grande alivio foi quando pegamos o taxi e esse nos levou até o Tushita (lugar do curso propriamente dito) era uma paz incrivel e seria daquele jeito por 10 dias, chegamos bem antes do check-in então aproveitei para tirar uma soneca no gramado, quando acordei ja estava na hora da inscrição e check-in para o meu espanto o curso tava bombando e de acordo com os diretores não estava tão cheio assim, então logo pensei que nesse mundo tem gente doida tipo a gente,ainda bem. :D... Peguei um quarto sozinho para ser mais dificil de cair na tentação de falar e ainda teria um tempo para escrever minhas besteiras em paz.

DSCN2139 O curso que me foi apresentado como sendo de meditação e que gerou todo o meu interesse em função de uma aposta com o Playboy que eu conseguiria ficar sem falar por 10 dias, na verdade era um retiro budista com direito ao curso de introdução ao budismo e uma das paradas apresentadas pelo curso seria a meditação, então ja deu para ver que a parada era séria mesmo e eu nem sabia ...

Frances Vou dar uma resumida basica aqui e quem tiver mais interessado em saber como foi o curso pode dar uma olhada no blog do Ivan, blog do Cadi ou blog do pato ou ainda esperar um pouquinho que eu conto tudo com mais detalhes quando eu voltar mas se não tiver com saco ou  nenhum interesse o resuminho vai dar uma idéia da parada que nos metemos.

-basicamente as regras são:

*não sair do Tushita

*não faltar as aulas e sessões de meditação

*não matar qlq tipo de ser vivo

*não roubar

*nada de atividades sexuais (nem mesmo bitoquinhas)

*não mentir

*não beber ou fumar

*NÃO FALAR COM NINGUEM A NÃO SER NOS GRUPOS

nossa rotina era mais ou menos assim:

*6:45-meditação "mindfullness"(melhor exoplicada nos outros blogs)

*7:30-café da manha

*9 - 11 - aula de introdução ao budismo

*11 - 11:45 - Yoga

*11:45 - 14 - almoço e tempo livre

*14 - grupo de discussão (unico momento fora do silêncio)

*15 - hora do chá (negócinho bem britanico)

*15:30 - 17:10 - mais aula sobre o budismo

*17:45 - 18:30 - meditação analitica(explicada nos blogs)

*18:30 - jantar(e ainda meu trabalho, limpar os pratos e a cozinha)

*19:30 - ultima sessão do dia(meditação ou purificação)

DSCN2143 Durante 8 dias nossa rotina foi essa e nos ultimos 2 dias foram totalmente dedicados a meditação, então não tinhamos mais os grupos de discussão e as aulas sobre o budismo, então ja deu para imaginar como foi PUNK neh

PA221888 O que eu posso falar sobre o curso é que foi muito interessante em vários aspectos, primeiramente serviu para dar uma aliviada na pressão de estar viajando sem parar e serviu muito bem com relação a alimentação que mesmo sendo vegetariana foi muito boa e nutritiva e só o fato de voltar a comer arroz e feijão (quente) foi muito bom mesmo.

DSCN2205 Outro aspecto foi o conhecimento com relação ao budismo, na verdade não sabia absolutamente nada a não ser o fato de trocar Jesus pelo Buddah mas depois dessa pequena introdução deu para ter uma idéia bem basica do que se trata essa religião que tem como objeto principal o interior do ser humano, de rituais eles também são cheios, rezas, mantras, sutras meditações e etc...

DSCN2208 Mas o que realmente me chamou muita atenção foi a forma como tudo foi abordado e colocado de forma prática no dia-dia, a nossa professora era uma "freira"que se converteu ao budismo aos 22 anos e hoje tinha 48 anos, ela explicava como o ser humano de uma forma geral não é feliz, mesmo com muito dinheiro e tals as pessoas não conseguem aproveitar a vida e esse é o objetivo do budismo, fazer com que todos os seres experimentem a felicidade eterna e verdadeira sem sofrimentos ou desilusões.

DSCN2199 Ouvir ela falando sobre : Raiva, apego, ignorância e morte foi muito irado, foi muito bom ter a chance de abrir um pouco os olhos e tentar ver a vida como ela realmente é.Com certeza para nós (não ligados ao budismo) é muito complicado e dificil escutar todas as teorias com relação ao apego as coisas e as pessoas ou ainda conversar por 2 hrs o assunto morte e como nós devemos nos preparar para ela mas depois de abrir um pouco a cabeça as idéias ali apresentadas não pareciam tão estranhas assim.

DSCN2204 Com relação à meditação confesso que não mandei tão bem assim, po fala sério acordar as 6 para as 6:45 estar sentado meditando na sua respiração era sacanagem quando não era nas costas a dor vinha sinistra nos joelhos...mas nas sessões analiticas na parte da tarde a minha cabeça tava muito mais disposta e o meu corpo ja mais quentiho e alongado em função do Yoga tornando as visualizações mais faceis e claras sem maiores problemas, pra mim a mais irada foi a noite em que meditamos sobre a nossa morte, todo o processo, do começo da morte quando o corpo fica mais fraco e perde a carne(elemento terra) até o ultimo suspiro(elemento ar).Ótimos sonhos naquela noite também.

Frances (5) E assim os dias foram passando, na ultima noite no Tushita fizémos o ritual de oferenda de luzes na estupa(espécie de oratório) cantando o mantra "Om mane padme hung" para abrir os corações, cada um teve 4 velas para oferecer e depois com todos cantando cada um poderia oferecer a luz em voz alta, realmente emocionante e muito bonito.(papo de choro mesmo ... :P) 

Frances (8) Décimo dia, após a sessão mais longa de meditação o silêncio pode ser quebrado, mas para o meu espanto total a vontade de falar tinha passado, era tão estranho olhar para Cadi e Ivan e ver que eu realmente não precisava falar nada mas depois do primeiro : " e ae brother !! " a matraca voltou a trabalhar com força total uahuahauhauhauhauhauah mas dessa vez ao invés de besteiras as conversas eram basiadas nas experiências e pontos de vista(uma pequena melhora neh?!?) depois do feedback da galera partimos para o pique-nique à moda tibetana junto com os monges, a nossa turma e todos os macacos do Tushita.

DSCN2177 Para se despedir da turma toda marcamos um jantarzinho mais informal fora do Tushita onde as mulheres poderiam usar decotes, quem fuma poderia fumar quem bebe poderia beber e quem quisesse poderia se conhecer "melhor" uahuhauhauhah.Conversando um pouco mais com os amigos que fizemos sem falar nada foi maneiro saber o background de cada um e ver que assim como eu muitos não tinham a minima idéia do que  se tratava o tal curso e outros ja estavam naquela jornada ha algum tempo, em busca de uma vida melhor e da tal "felicidade plena".

DSCN2222 Conclusão o que começou como uma aposta de amigos acabou se tornando mais uma experiência irada da viagem sendo essa uma que pode ser usada para vida toda.Para quem ta se perguntando... Não! Eles não conseguiram me converter mas passou bem perto hein uhauahuahauha sacanagem, mas realmente superou completamente minhas expectativas é uma pena no Brasil não ter muitos lugares como esse, acredito que seria interessante dar uma passada de vez em quando depois das micaretas para purificar a mente. uahauhauhauhauhauahuauahauhauhauhauhauahauhauhauha.

                        "Minha religião é a bondade"

                                    H.H XIV Dalai Lama

DSCN2220 Voltamos para Delhi para passar uma noite e começar a rodar um pouco da India antes de partir para Thailandia, infelizmente nada havia acontecido de muito relevante a não ser o homicidio do vice-prefeito da capital e o mais incrivel os assasinos : Macacos , pelo que conta o jornal o falecido estava comendo na varanda quando ele sofreu um ataque dos macacos que estavam em busca de comida e em função disso caiu do seu ap e veio a falecer, tem tempo que eu to longe da facul mas me parece um caso de homicio qualificado pelo motivo torpe art. 121CP e combinado com formação de quadrilha o que vai dar um certo tempo de prisão para os macaquinhos e do ponto de vista budista um péssimo Karma para o resto da samsara(ciclo de vida-morte-renascimento).

DSCN2299 Piadinhas a parte, nossa primeira parada seria em Agra ou para aqueles que gostam do Aladin, Agraba.Nosso trem até que era bom, com café da manha e tudo mais depois de algumas horas chegamos na cidade que tinha como ponto turistico principal o grande Taj Mahal e ainda a Pizza Hut que apresentava o show dos garçons.Depois de pegar um "tuki tuki" chegamos no Taj e pagamos 750 rupias quase 20 dolares para entrar, não é tão caro mas o que nos deixou mais indignados é o fato dos indianos pagarem 20 rupias para entrar o que demonstra a discriminação para os turistas.

DSCN2295 O Taj é muito irado e bonitão todo de mármore e tals e ao contrário de outros pontos turisticos que visitamos onde só turistas vão, la a grande maioria era de indianos que vão para rezar e tals, visita feita vamos para o outro ponto turistico Pizza Hut, chegamos la mas infelizmente o restaurante estava vazio o que era sinal de não ter showzinho então comemos e ficamos la para matar as 9 hrs que tinhamos até pegar o trem para outra Varanasi(outra cidade do roteiro).

DSCN2302 Depois de comer e ficar algumas horas sem fazer nada pegamos um "tuki tuki" que nos levou até a estação de onibus local, fomos para estação de onibus pois em função da "grande" movimentação turistica na India não conseguimos vaga no trem direto então tivémos que ir para uma outra cidade para ai sim pegar o trem, bem se vocês prestaram atenção na descrição de Delhi da para ter uma idéia de Agra só que dessa vez a gente tava fora da rota turistica e pegar um busão local não era uma idéia muito de digamos, "europeus".

DSCN2309 Foi uma viagem de 1 hr mais ou menos mas a sensação de ser carne na jaula dos leões tornou a viagem mais ou menos de 10 hrs, chegamos na vila de Tundla na escuridão total e nos dirigimos até a estação de trem, um detalhe que não contei antes nós só não conseguimos o trem pq estava muito caro e fora do nosso orçamento gastar 20 dollares para ir e 20 para voltar sendo assim a gente decidiu arriscar a nossa vida e nossas bagagens(não muito importantes graças ao ensimentos budistas)pagando 12 dollares para ir e 12 para voltar na segunda classe que é famosa por vender 3 passagens para o mesmo assento e por ter alguns passageiros(turistas principalmente) que entram com malas e respirando e acabam saindo sem nenhum dos dois mas para a gente tava tranquilo uma vez que somos ATROMELADOS neh ?!?! (fala sério , liseira total ...) 

DSCN2335 Na manha seguinte ACORDAMOS! o que ja era um milagre e foi maior ainda quando todos checaram e todas as bolsas ainda estavam amarradas nas pernas e nos braços como tinhamos feito antes de pegar no sono, Varanasi não tinha muito o que fazer também, a cidade  é famosa basicamente pelo ritual que me pareceu ser comum na religião Hindu que consiste em queimar os cadaveres na beira do rio e depois que a "cremação"terminasse as cinzas eram jogadas no rio, de acordo com um dos locais que conversei para purificar aquele corpo pecador.

DSCN2339 No primeiro dia não fomos até o rio, decidimos ficar no hotel lendo, assistindo filme e comendo muito(a comida é realmente barata na India e na maioria dos lugares não têm ratos no chão e a comida consegue ser boa) acabamos virando a mina de ouro do hotel, toda hora alguem ia até o nosso quarto perguntar se a gente não estava com fome e tals o que depois de algumas vezes a mordomia começou a ficar chata.

DSCN2346 Segundo dia após acordar e tomar o café dos campeões(pizza de frango; chowmein de galinha) fomos para o tal rio, dessa vez aquela piadinha de queimar uma carninha e ouvir um chorinho iria se realizar...Mas quando chegamos la e o cheiro de alguma coisa queimando bateu não vimos ninguem chorando o que também foi explicado pelo tal local que falou da purificação.Ficamos la o máximo que deu, de acordo com os caras os turistas não podem ficar na areas em que os corpos são queimados então ficamos na cobertura de uma casa na frente mas mesmo assim deu para ver tudo direitinho mas sem fotos( sinal de respeito ) la em cima a fumaça era sinistra então não aguentamos muito tempo mas também é algo que não tem muita diferença ficar 10 ou 120 minutos.

DSCN2372 Depois de 3 dias em Varanasi era hora de voltar para Delhi e esperar o avião para partir em direção à Thailandia, claro que antes tivémos que enfrentar o trem mais uma vez e dessa vez as coisas foram um pouco anormais mas graças à todas as forças (Deus,Ala,Buddah etc...) chegamos inteiros e com todos os pertences :D , depois disso foi só arrumar as coisas, lavar as roupas que estavam sujas e esperar para começar a festa em outro país.

DSCN2361 Mais um país mais uma cultura e mais um enorme choque cultural, nossa volta ao mundo ta cada vez mais perto do fim e as experiências vão se acumulando, para mim ta começando o gostinho de reta final, nos nossos planos ainda falta :Thailandia,Laos,Vietna,Camboja,Cingapura(pequena escala)Indonésia e Austrália.A India foi bom para dar a idéia de "hardway" começando pois provavelmente até a Austrália a gente não vai ter muita facilidade então foi bom para começar a se acostumar com todos os empecilhos.

DSCN2137 O que eu posso dizer que realmente vai me deixar saudade é a "vibe" que tivémos no Tushita, toda a paz e sossego foi muito bom para botar a cabeça no lugar e se preparar para todas as dificuldades.

DSCN2123 Bom eu acho que isso mais ou menos explica como foi nossa pequena estadia na India, um grande bjo para todos e mais uma vez se alguem quiser mais informações sobre o curso é só dar uma prestigiada no blog dos outros Atromelados e fiquem ligados pq o sudeste asiático reza a lenda que promete.Saudades de todos e Spike foi muito bom ver você com seus avós uhauhauhauahauhauha quanto mais eu emagreço mais você engorda :D ... BJÃOOOOO!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais algumas fotinhas:

DSCN2216 DSCN2111 DSCN2119 DSCN2207 DSCN2210 DSCN2214 DSCN2259 DSCN2278 DSCN2249 DSCN2344 DSCN2366 DSCN2333 DSCN2337 PA231901 PA221893Frances (7) 

 Magia Atromelada Panoramicas :

Taj Mahal 1

 haduken 2

9 comentários:

pato disse...

Agora o movi e como o Budda ensinou, promover a felicidade dos outros!!

Acho que pra ficar mais fácil é melhor selecionar um pouco, pq agradar todo mundo é foda...

acho que rola de fazer felizes o grupo dos seres humanos do sexo feminino que nasceram na suécia e foram passas as férias na thailandia, que tal!?

Fernanda disse...

Feeee...
A India com certeza foi o lugar mais espiritual q vc foi...colok a cabeça em ordem eh sempre bom!!
Que bom q tah td bem...agora falta pouco...graças a Deus pra gnt q tah aki no Brasil morrendo d saudade!! =]
Aproveita o finalzinho...
bjaaaaum...sauuuuuuuuuudade!!
luv ya!! =* Feuzinha

Anônimo disse...

Amor, nossa daqui a pouco podemos pintar sua barba de branco para virar papai noel! Saudades, nossa muito legal o lugar , e deve ser uma paz total! bjs Amanddita

Anônimo disse...

Faaaaaaaaaaala Filho da Puta!!!!!!!!!!!!!!!
Porra muleque, quanta saudade de voce!
Acho que nem volta mais ne?
Ae, to me inspirando em voce e to tentando deixar a barba crescer...
Alucinante esse lugar hein, ve se manda umas energias positivas pra nosotros!
Boa viagem e volte logo, estamos morrendo de saudade.

Beijos, Felipe Magalhães da Silva e família.

Anônimo disse...

Ô rapaz, desculpe-me pelo adjetivo do post anterior...
No mais, boa viagem novamente e volte logo... Enquanto isso, vou pegando um ônibus lotadão na ida e na volta!
Beijos Felipe Magalhães e Família

Bernardo disse...

Felipera!!!!
cara, to numa correria aqui de uma prova, mas não teve jeito, tive que tirar um tempinho pra ler as histórias da índia.. gostei pra carail!!! hehehe
fico pensando que no meio a aquilo tudo vcs me ligaram e outra hora a gnt ainda se falou na webcam! heheh
Manero! ae, mta coisa diferente na india hein, mto doido..
bjaãoooo brother
Berna

Anônimo disse...

A COISA ESTÁ ESQUENTANDO, ATROMELADOS ESTÃO MANDANDO VER. CONTINUAMOS NOSSA VIAGEM POR ESSES PAISES MAIS DO QUE INTERESSANTES E DE MIL E UMA NOITES, OU DE MIL E MUITOS DIAS, OU DE TANTAS E TANTAS QUE VOCES TERÃO PARA NOS CONTAR. ALADIN É POUCO E LAMPADA MARAVILHOSA NÃO EXISTE PERANTE TANTA VIAGEM. HAJA ESFREGÃO PARA FAZER BRILHAR IGUAL A ESSA LUZ TODA QUE VOCES ESTÃO TENDO.
BEIJOS E MUITA VONTADE DO REENCONTRO.
ATROMELADO FORA DO BARALHO.

Clarissa Viana disse...

Adorei a parte da purificação depois de uma micareta... huahuahuahuahaua

E adorei as fotos! (Só pra variar... hehehehe)

Beijos e boa Thailândia pra voces

Clarissa Viana disse...

THAILANDIAAAAAAAAAAAA!!!!
Atualiza...
quero mil fotos de um mar sem photoshop, provavelmente alguma coisa que voces aprontaram e mais histórias de voces!!!

Beijos

 

Links